IBGE abre processo seletivo para 9.580 vagas temporárias em todo o Brasil




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu autorização do Governo Federal para realizar um processo seletivo simplificado que vai contratar até 9.580 servidores temporários em todo o país. A medida foi oficializada por meio da Portaria Conjunta nº 58/2025, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (12).
Vagas disponíveis

Do total, 8.480 vagas serão destinadas ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de dados em campo. Outras 1.100 vagas são para supervisor de coleta e qualidade, que atuará no acompanhamento e supervisão dos trabalhos.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou que se trata de uma das maiores seleções para temporários da história do instituto:


“O Diário Oficial trouxe uma notícia que, a partir da autorização do governo do presidente Lula, o IBGE está autorizado a fazer um concurso para 9.850 novos servidores temporários. É com esse conjunto de boas notícias que estamos construindo uma instituição contemporânea dos desafios que vivemos hoje, em plena Era Digital”, afirmou.
Publicação do edital

O edital deve ser divulgado em até seis meses, mas a expectativa do IBGE é que a publicação ocorra antes desse prazo. Já está em andamento a contratação da banca organizadora que ficará responsável pela seleção.

De acordo com a Portaria, os contratos terão duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até três anos, conforme a necessidade. A remuneração será definida e divulgada no edital, respeitando os limites legais previstos na legislação.
Importância das contratações

Segundo o Coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, os novos profissionais serão fundamentais para ampliar a capacidade do instituto:


“Esses profissionais são a linha de frente do IBGE, batendo de porta em porta, conversando com a população e coletando informações que retratam a realidade do Brasil. Com essa autorização, vamos fortalecer nosso trabalho em todo o país e garantir que cada dado produzido contribua para políticas públicas mais justas e eficazes.”

As contratações reforçam a atuação do IBGE em suas superintendências estaduais e mais de 500 agências espalhadas pelo Brasil, assegurando maior qualidade e alcance das pesquisas.

📌 Com informações e imagens do IBGE

Postar um comentário

0 Comentários